Imagem e Semelhança

Acessibilidade

Imagem e Semelhança

 

Quando Deus cria o homem, ele diz que o faz conforme a sua imagem e semelhança. Pensando nisto, alguém pode perguntar: Mas, e a pessoa que nasce com uma deficiência, ou se torna deficiente depois de alguns anos gozando de plena saúde? Será que ela, também é imagem e semelhança de Deus?

Sim! com toda certeza. A Bíblia declara  em Êxodo 4. 11 que foi ELE (Deus), quem fez o surdo, o mudo e até mesmo o cego. Isso mesmo! Deus fez o deficiente, e também o não deficiente.  Até mesmo, aquele que tinha perfeita saúde, e se tornou uma pessoa com deficiência. A imagem e semelhança, não foram perdidas com a deficiência. Isto deixa claro, que todos os seres humanos independente de aptidões físicas, e aparências exteriores, são feitos por Deus, e são sua “imagem” e “semelhança”.

E a maior das características do ser humano, semelhante a Deus, é a capacidade de relacionar-se; e a pessoa com deficiência, não é diferente dos outros seres humanos, e tem a capacidade de comunicar-se e relacionar-se. Só precisamos ajudá-los a relacionar-se com o mundo que o cerca, e com todas as pessoas por meio da acessibilidade. É preciso vê-lo como participativo e capaz, possibilitando sua integração e quebrando todas as barreiras sociais e urbanas em nossa sociedade. Percebendo que o problema está, não na pessoa deficiente, e sim, em uma cidade deficiente de informação. Jovem! Faça a sua parte, promovendo a acessibilidade em casa, no trabalho, na escola e na Igreja. A sua participação é essencial para que isto aconteça. Cristo conta contigo!

 

Autor: Aux. Rodrigo Fragoso

,