Os desafios do jovem da atualidade

Na bíblia encontramos vários personagens que foram grandes homens e que realizaram grandes feitos em nome do Senhor.

No entanto todos tiveram seus momentos de batalhas contra os inimigos mais ferozes de suas vidas. As páginas da bíblia não fazem questão de esconder isso, mas pintam o retrato de suas histórias como elas realmente foram, as vezes falhando e outras vezes acertando.

Abraão: Mentiu que Sarah não era sua esposa e teve grandes problemas por isso. (Gn. 12:10)

Moisés: Causou um homicídio e fugiu (Ex. 2:12)

Davi mesmo sendo um jovem segundo o coração de Deus também teve seus desafios e não foi poupado de passar por dificuldades.

E é nele (Davi) que analisaremos 3 desafios,  que a maioria de nós que desejamos fazer a diferença neste mundo atual, com toda certeza iremos enfrentar. É aqui que percebemos seus maiores inimigos e como foi que ele venceu um a um e conseguiu fazer o que deve ser a nossa meta “terminar bem assim como começamos”.

O 1º desafio que Davi enfrentou foi:

O julgamento precipitado – I Samuel cap. 16 Ungido

Davi, não tinha postura pra ser Rei de Israel. Se fosse depender da decisão de Samuel ou de Jessé, nunca chegaria onde chegou.

Samuel: Representa a Sociedade que as vezes julga pela aparência e não acredita no potencial do jovem levando em consideração apenas sua aparência.

Jessé: Representa sua própria família que influenciado pela geração de considerar o que está pelo lado de fora em vez do que está no coração ou “existe alguém melhor do que você” deixam se levar pela onda do acreditar no óbvio.

Como vence este inimigo?

Embora Davi já estava com a unção sobre a sua cabeça, ele sabia que precisava conquistar primeiro a confiança de sua Família. Sendo assim Ele volta ao trabalho é assim que vence o inimigo do preconceito. “Trabalhando e mostrando a outra face”

As palavras convencem mas os exemplos arrastam!

O 2º desafio que Davi enfrentou foi:

Satanás – I Samuel cap. 17

Golias

O gigante Golias merece destaque porque causava pânico nas pessoas com sua força e estatura. Ele é a própria personificação de satanás.

A batalha entre, Davi x Golias, conta a nossa história, que por diversas vezes estamos diante de desafios que parecem invencíveis, montes que parecem instransponíveis. Este inimigo só pode ser vencido em nome do Senhor e foi assim que Davi o fez.

 

O 3º desafio que Davi enfrentou foi:

O seu próprio Eu – II Samuel cap. 11Bateseba

Esse com certeza foi o inimigo mais duro que Davi enfrentou em sua vida. A sensatez assegurava que deveria estar na guerra junto com seu exército, mas o seu Eu preferiu descanso no terraço.

Davi venceu o inimigo do preconceito, venceu satanás representado por Golias, mas perdeu para o seu Eu.

Esse é o maior desafio do jovem da atualidade. Quando os nossos impulsos são maiores que nossa capacidade de raciocinar e escolher pelo que é mais sensato.

É um brado de alerta para a nossa geração. Há muitos jovens, que mesmo sendo consagrados a Deus, filhos da promessa, com projetos e sonhos incríveis. Preferem amar mais o mundo com sua infinidade de prazeres momentâneos do que confrontar o seu Eu e vencer seus desafios.

Portanto se assim como Davi você foi vencido por esse inimigo eu te convido a fazer o que Davi fez.  A oração do Salmo 51: Pois reconheço minhas transgressões e diante de mim está sempre o meu pecado; pequei contra ti, contra ti somente, pratiquei o que é mau aos teus olhos. Ó Deus, cria em mim um coração puro e me traz alegria novamente.

E foi assim que Deus renovou Davi e continuou escrevendo sua história de vitória em vitória.

Você pode ter perdido a batalha, mas a guerra ainda não acabou. Deus tem um novo caminho e nele há novos desafios por isso esteja preparado.

Elço Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *