Paixão de Cristo 2017

Paixao de Cristo 2017 (5)

(CLIQUE AQUI e veja o álbum completo da PAIXÃO DE CRISTO 2017 no facebook)

Sexta-feira, 14 de abril de 2017, feriado da Paixão de Cristo.

Nesta data tão especial, celebrada mundialmente como sendo o início do maior evento já ocorrido na face da Terra – A Ressurreição de Jesus Cristo no domingo de Páscoa – os jovens da IEADJO, apresentaram mais uma vez o já tradicional teatro da PAIXÃO DE CRISTO – UMADJO.

O evento, que já está em sua 4ª edição, ocorreu no Parque da Cidade, no Guanabara, e contou com o total apoio do Pastor-Presidente da IEADJO, Pr. Sérgio Melfior; além da preciosa colaboração da Rádio 107,5 – Simplesmente Diferente, na pessoa do Pr. Aloísio Lucas, que fez um maravilhoso trabalho de divulgação.

O Pr. Cássio Rodrigo Ruthes, Coordenador-Geral da UMADJO, e na coordenação do Segmento Aux. Marlon e equipe lideraram de forma exemplar o elenco formado por aproximadamente 130 jovens pertencentes a diversas congregações da Assembleia de Deus de Joinville, que realizaram diversas atividades – Teatro, Louvor, Coreografia, Backstage, Figurino –, além do muitos outros jovens, líderes, membros e coordenadores que estiveram presentes nas equipes de apoio, segurança, estacionamento, organização, montagem e desmontagem do palco, transporte e logística etc.

Milhares de pessoas assistiram à apresentação e com certeza foram impactadas pela presença maravilhosa do Espírito Santo de Deus, que prestigiou o evento do começo ao fim!

07 pessoas se decidiram por Cristo e várias vidas foram salvas! Pessoas foram curadas! Muitos puderam ouvir (e ver) o Evangelho de Cristo pela primeira vez em suas vidas!

Deus foi exaltado! E tudo foi feito para Ele, para a Sua honra e Sua glória!

Glórias a Deus!

Paixao de Cristo 2017 (3)

O segmento Oficina Jovem UMADJO teve início em 2012, sob a liderança do Coordenador-Geral da UMADJO, Pr. Cássio Ruthes. Desde então, o Oficina Jovem já realizou 4 edições do evento “A Paixão de Cristo”, sendo que 3 delas foram realizadas no Parque da Cidade (2014, 2015 e 2017) e 2 no Templo Sede da IEADJO (2015 e 2016).

As preparações para “A Paixão de Cristo – 2017” tiveram início já em 2016, com procedimentos burocráticos para reserva e utilização do espaço público onde foi realizada a apresentação.  Também em 2016, foi definido o tema geral da peça, os temas específicos e os objetivos do projeto e o roteiro começou a ser escrito.

Após as primeiras reuniões da equipe de produção nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, ocorreu, no dia 12 de fevereiro do ano corrente, no piso térreo do Templo Central – Sede,  a 1ª Reunião Geral e a Abertura das Inscrições para participar no projeto.

Este primeiro encontrou contou com a presença de mais de 100 jovens, membros de diversas congregações da Assembleia de Deus em Joinville, que estavam empolgadíssimos para fazer parte do projeto. Os jovens puderam conhecer um pouco melhor alguns dos trabalhos da UMADJO e do Oficina Jovem UMADJO, puderam saber detalhes do projeto “Paixão de Cristo” e também fazer a sua inscrição para participar. Também foi um momento onde pudemos trocar algumas ideias uns com uns outros, já em um primeiro momento de comunhão.

07 pessoas se decidiram por Cristo e várias vidas foram salvas!

O Segundo Encontro, ocorrido em 19.02.17 foi realizado no CEEDUC, por conta dos eventos que ocupavam o Templo Central. Nesta ocasião, após um maravilhoso momento devocional de consagração do projeto à Deus, os jovens foram separados por equipes e apresentados aos Diretores de Equipe – Teatro , Louvor, Coreografia e Backstage.

Também foram distribuídos os papéis dos personagens e dada aos jovens que ainda não haviam se inscrito a oportunidade de se inscreverem para os papéis remanescentes. Foi uma bênção de Deus!

A partir de então a equipe de Teatro se dividiu em dois grandes grupos para facilitar os ensaios e otimizar a preparação dos personagens e das cenas: a Equipe Nova (que atuou nas cenas que faziam alusão aos eventos dos dias atuais) e a Equipe Antiga (que encenava o aspecto histórico da narrativa bíblica da Paixão de Cristo).

Paixao de Cristo 2017 (2)

A equipe Nova se reunia para ensaiar aos Sábados, em congregações da região Norte – principalmente AD Vigorelli – visto que os jovens selecionados para essa equipe moravam todos naquela região. A equipe Antiga ensaiavam aos domingos, em locais mais centralizados.

A exceção foi o dia 26.02.17, quando o encontro ocorreu na AD SHALOM, no bairro Comasa.

Neste encontro, foram ensaiadas pelo Núcleo de Jesus algumas das cenas do Teatro e também boa parte de uma das 3 coreografias existentes na peça. Também começaram as provas do figurino e a seleção das roupas dos personagens.  Após o ensaio, os jovens puderam desfrutar de um momento de comunhão e descontração em um delicioso café, no famoso estilo “festa americana”. O ensaio foi muito produtivo e o espaço concedido pelo Pr. Joary Carlesso, através do irmão Francisco e da irmã Irenilda, foi excelente!

O mês de março iniciou com os ensaios do dia 05.03.17, que foi realizado no Templo Central –Sede, ocasião em que foram repassadas rapidamente as cenas anteriores e ensaiadas novas cenas, do núcleo de Pilatos, Sinédrio e Acusadores. As meninas da Coreografia evoluíram rapidamente e já estavam neste dia com 2 das 3 coreografias praticamente finalizadas. Foram  experimentados os figurinos dos soldados, membros do Sinédrio e núcleo de Pilatos.

As atividades ocorreram tranquilamente e o café feito pelas irmãs Ana Márcia e Gleise Farias estava delicioso!

 Já no dia 12.03.17, exatamente 1 mês após o início das Reuniões, foi realizado um Ensaio Geral no Templo Central, onde todas as cenas e coreografias já ensaiadas nas outras datas foram repassadas, para reforço, além de ter sido feita a 1ª audição dos louvores.

O ensaio contou com a presença do Coordenador-Geral da UMADJO e do evento, Pr. Cássio Ruthes e sua esposa Josiane Ruthes, que trouxeram uma Palavra de Deus que motivou e animou ainda mais os jovens que já estavam profundamente mergulhados no projeto. Para finalizar o dia, mais um delicioso momento de comunhão foi degustado no café final!

Paixao de Cristo 2017 (1)

No 19.03.17, foram passadas as últimas cenas que ainda faltavam para finalizar a peça: as Cenas dos Milagres e do Calvário. Também houve o momento de integração da peça entre as equipes Nova e Antiga, que passaram bastante trabalho para sincronizar a complicadíssima cena dos Milagres. Mas DEUS estava no controle de tudo e todos desempenharam seus papeis de maneira divina! O ensaio foi realizado na Sede.

Finalizando o mês de março, faltando menos de um mês para a apresentação, mais um ENSAIO GERAL foi realizado no Templo Central – Sede, no dia 26.03.17.

Todos os personagens se fizeram presentes ao ensaio e a ideia para este dia era passar a peça por inteiro, do começo ao fim, para pelo menos se ter uma ideia do tempo exato total de apresentação. Porém  isto não foi possível, devido a escassez do tempo e aos muitos detalhes que ainda precisavam ser acertados. No entanto, mais uma vez, DEUS se fez presente ao ensaio, acalmou o coração dos jovens e avivou os para continuarem firmes no projeto!

Chegamos a abril, mês da apresentação! Não havia mais tempo para ensaiar nos templos! Os ensaios precisavam acontecer já na praça, no Parque da Cidade. Mas havia um grande problema: havia começado também a época das grandes chuvas.

Para DEUS, porém, NADA é impossível! E o ensaio do dia 02.04.17, dia de chuva forte, quase tempestade, que deveria ser em local aberto (parque da cidade) e preocupou um pouco a organização no dia, ocorreu sem qualquer empecilho.

Após muitas orações dos jovens e da liderança do projeto, o céu abriu! E o ensaio iniciou às 13:30h e encerrou às 17:00h sem nem um pingo de chuva! Glórias a Deus!

Paixao de Cristo 2017 (6)

Como era a primeira vez na praça, um local diferente daqueles onde havíamos ensaiado até então, houve certa de dificuldade nos posicionamentos, tempos de entrada e saída, espaços a ser ocupados etc. Neste dia, a equipe do louvor permaneceu ensaiando na Sede, pois estávamos impossibilitados de levar o equipamento de som necessário para a praça, o que também atrapalhou bastante o ensaio. O ensaio se prolongou muito e alguns jovens, que moram em regiões menos centrais e dependiam de ônibus tiveram que ir embora mais cedo, deixando as cenas ainda mais complicadas de executar.

Mas isso não desanimou o elenco! Estávamos cientes de que isso poderia acontecer e muito confiantes de que Deus estava conosco!

Em seguida, já estávamos no dia 09.04,17, último Ensaio! Corações a mil! Ansiedade começa a tomar conta dos jovens! Alguns começam a desacreditar que terão condições de apresentar a peça… alguns pensam em desistir. Mas DEUS, mais uma vez, mostrou o seu cuidado e fidelidade! Acalmou os corações, trouxe refrigério, renovo e confiança aos jovens!

Depois de uma semana inteira de muitas chuvas e temporais na cidade, Deus abre os céus durante toda a tarde de domingo e pudemos ensaiar toda a peça, do começo ao fim, com todo o elenco – Teatro, Coreografia, Louvor e Backstage. Última prova dos figurinos, que estavam lindos! O ensaio começou às 13:00h e terminou por volta das 17:00 horas. Parecia que tudo estava bem! Apenas alguns detalhes a finalizar…

Enfim inicia a última semana, semana da apresentação. Era o momento de correr atrás de tudo que ainda estava pendente e finalizar os preparativos da peça. Haviam muitas coisas que ainda não estavam prontas. Mas, por incrível que pareça, a equipe da Produção estava tranquila, em paz.

DEUS nos deu confiança para continuarmos seguindo em frente, a cada passo, a cada porta aberta, a cada etapa vencida, a cada dia… A este ponto, já tínhamos a certeza: DEUS ESTÁ NO CONTROLE!

E foi assim. Durante toda a semana fomos surpreendidos com a forma tranquila com que tudo se resolvia. Empecilhos enormes de anos anteriores eram resolvidos sem muita dificuldade. Mesmo que a correria tenha sido grande, o que é normal para eventos deste porte, por vezes tínhamos até duas ou mais opções para escolher em algumas de nossas necessidades. Glórias a DEUS, que nos ajudou em tudo!

Chegou o grande dia! Dia 14 de abril de 2017, sexta-feira, feriado da Paixão de Cristo.

Boa parte da equipe da produção e da equipe montagem já estava de manhã cedo no Parque da Cidade, no Guanabara, para descarregar as estruturas que haviam sido carregadas no veículo emprestado pelo irmão Vilmar para o transporte dos equipamentos.

O veículo já havia sido carregado no dia anterior com as estruturas e todo o equipamento de iluminação do irmão Vânio, na cidade de Massaranduba-SC, e aguardou no pátio da igreja até o dia seguinte para ser descarregado na praça.

Após descarregar a van pela primeira vez, a equipe de transporte e logística fez mais duas viagens para buscar os equipamentos de som, no depósito da UMADJO, e os itens do cenário do teatro, na Estrada Arataca.

Paixao de Cristo 2017 (4)

Enquanto isso, já na praça desde às 10:00 horas da manhã, o elenco da Paixão de Cristo  se preparava para o último ensaio antes da apresentação, o que seria, na verdade, apenas um momento para repassar a peça e os posicionamentos.

Então a equipe de reportagem da RBS TV esteve no local para um link direto, ao vivo, no jornal do almoço, o que ajudou muito na divulgação do evento, porém atrasou o planejamento de repassar a peça na integralidade no período da manhã.

Em razão disto, os jovens do elenco tiveram que encurtar a pausa para descanso (estava prevista para ocorrer entre 13:30h às 18:00h e ocorreu entre 13:30 às 16:30h); e tiveram que se apresentar no local antes do previsto para repassar a peça por inteiro e com os cenários já montados pelo menos 1 vez antes da apresentação.

Todos entenderam e colaboraram. Graças ao bom DEUS e o ensaio final iniciou às 17:15 horas e foi finalizado às 18:30 horas. Terminando o ensaio, os jovens já começaram se vestir com o figurino e alguns tiveram que ir buscar seus familiares apressadamente, porém tudo ocorreu bem, para a glória de Deus!

19:30 horas! Começa a apresentação! DEUS esteve presente! JESUS foi glorificado! O ESPÍRITO SANTO encheu de alegria, amor, paz e consolação o coração de todos os presentes!

“A PAIXÃO DE CRISTO”,  apresentada pelo Oficina Jovem UMADJO, foi uma bênção dos céus para a cidade de Joinville!

UMADJO Oficina Jovem PNG

TODA HONRA E TODA GLÓRIA A JESUS, NOSSO SENHOR!

ELENCO:

Pr. Cássio Rodrigo Ruthes Sede Produção
Josiane Ruthes Sede Produção
Marlon Corrêa Sede Produção
Amarildo Júnior Vigorelli Produção
Sulamita Martins Parque Joinville Produção
Bruno de Oliveira Sede Produção
Gabriel Fernandes Sede Produção
Jamille Karolyne Nova Brasília Produção
Taís Joaquim Nova Brasília Produção
Helisangela Cavalheiro Sede Produção
Tatiane Fantinelli Sede Produção
Kamilly Rankel Minas Gerais Produção
Helen Niara Carneiro IEQ Produção
Lilian Kevin  Gregorio Sede Produção
Ivan Sansão Parque Joinville Produção
David Willian de Souza Sede Produção
 
Abner Natan Pinheiro Jarivatuba Teatro
Adair S. Borges Vigorelli Teatro
Alan Jones Padilha Shalom Teatro
Alexandre Soares Sede Backstage
Aline Clotilde Pinter Jardim Suiços Coreografia
Alysson Ferreira Parque Joinville Teatro
Amanda  Nicoly Geraldo Glória Teatro
Amanda Fischer Alves Profipo Coreografia
Amanda Luize Pio Novo Horizonte Teatro
Ana Márcia Sede Backstage
Ana Paula P. Formigari Vila Piske Teatro
Ana Paula Vaz de Assunção Elim Teatro
Arthur Felipe Iririú Louvor
Beatriz Alves Jarivatuba Coreografia
Bento Gomes  de Gouveia Nova Brasilia Teatro
Bruna Nascimento Jardim Iririú Louvor
Carina Aparecida Weiss Parque Joinville Louvor
Carlos Evaldo Weiss Parque Joinville Teatro
Cinara Tavares Floresta Teatro
Claudia Soares Honorato Genesis Coreografia
Cleverson Maxwell Sede Louvor
Cristiano da Veiga Coutinho Comasa – Príncipe da Paz Teatro
Daniel Lucas A. de Alecrim Jardim Francine Backstage
Deivid Carvalho Nova Brasília Louvor
Debóra Amábile de Oliveira Willy Tilp Teatro
Eduarda Martins da Cruz Morro do Meio Teatro
Eliete Cristina de Almeida Morro do Meio Backstage
Elvis Ferreira de Lima de Vargas Parque Joinville Teatro
Ester da Silva de Lima Nova Esperança Coreografia
Eveling Nunes  de Farias São Paulo Coreografia
Francine Freitas Jardim Suiços Teatro
Francisco Eliel Rodrigues Veras Água Viva Teatro
Gabriela  Alves Cordeiro Profipo Backstage
Gabriela Karina Windmüller Glória Coreografia
Gabriela Marques da Rosa Minas Gerais Backstage
Gabrielle Aparecida da Silva Parque Joinville Coreografia
Gabrielli Caroline Prochnow Novo Horizonte Coreografia
Gilson L. Schelbauer Jr. Glória Backstage
Gleice Nunes Farias São Paulo Backstage
Grazzielli F. Barbosa TomazGrupo ANJUS Vila NovaSede TeatroLouvor
Igor Mateus P. André Nova Esperança Teatro
Irenilda Cassia da Silva Shalom Teatro
Iris Raimundo do Prado Emanuel Coreografia
Iuri Nunes Moreira Minas Gerais Teatro
Ivan Geovane Sansão Parque Joinville Teatro
Izaque Abreu de Arruda João Costa Teatro
Janeiza  Santos João Costa Backstage
Jeane Cristina de Vargas Willy Tilp Coreografia
Jennifer Borghezan Boehmerwald Teatro
Jerod William da Silva Monteiro Novo Horizonte Teatro
Jhonatan Garcia Ágape Louvor
Kamilla Santos Barbosa Willy Tilp Coreografia
Kamilly de O. Rankel Minas Gerais Backstage
Karina Beatriz Melo de Lima Jardim Francine Coreografia
Karlloz Heduardo Portinho Teatro
Karoline Emanuela C. do Rosário Comasa – Príncipe da Paz Teatro
Karoline Rodrigues Novo Horizonte Coreografia
Kauan Gustavo de O. da Silva Morro do Meio Teatro
Kleber Lucas Corrêa Rocha Morro do Meio Teatro
Larissa Marcílio Viana Ferreira Refúgio Eterno Teatro
Leidiane Cristina Germano Nova Esperança Louvor
Leonardo Vera Wolff Parque Joinville Teatro
Letícia Morgana dos Santos Jardim Taiti Teatro
Lilian Kevin  Gregório Sede Teatro
Liliane Pires Viva Lares Coreografia
Lucas Lima da Cruz Parque Juquiá Teatro
Lucas Santos Silva Jardim Francine Teatro
Lucas Varela Novo Horizonte Teatro
Luis Fernando de Oliveira Dias Jardim Francine Teatro
Luiza Pellegrini Sede Backstage
Marcelo Cavalheiro Sede Backstage
Marcelo Enderson Oliveira Jr. Minas Gerais Teatro
Marcos de Paula Novo Horizonte Teatro
Marlise Geise de Borba Martins Refúgio Eterno Teatro
Marlon Luiz Machado Boehmerwald Teatro
Mateus Formigari Vila Piske Teatro
Misael Raimundo do Prado Emanuel Teatro
Natália Silvério Jardim Taiti Teatro
Patrick  dos Santos Custódio Willy Tilp Teatro
Paula Emmanuelly da Silva Nova Esperança Teatro
Pedro Luis Pellegrini Sede Teatro
Pyetra Luiza da Silva Parque Juquiá Coreografia
Rafaela Nathalia Della Líbera Vigorelli Teatro
Raone França dos Santos Jardim Iririú Louvor
Robson de Conto Willy Tilp Teatro
Rutchélle Fabíola de Oliveira Fátima Louvor
Sara Karolina Marcelina Comasa – Príncipe da Paz Teatro
Sara Siqueira Viva Lares Coreografia
Saul Robson de Farias São Paulo Backstage
Scarlet Aparecida Carlim Cardoso Parque Juquiá Louvor
Simon Joel Warkentin Sede Teatro
Sulamita Martins Parque Joinville Teatro
Talita Almeida Lage Itaum Teatro
Talita Farias São Paulo Teatro
Talita Stefani Nunes Minas Gerais Teatro
Talita de Souza Jardim Iririú Louvor
Talyta Eduarda da Silva Parque Juquiá Coreografia
Tarcilane Ferreira da Silva Glória Teatro
Tatiane Andressa Fantinelli Sede Coreografia
Thaís da Fonseca Lemes Genesis Coreografia
Thamayra de Lima Willy Tilp Coreografia
Vanessa Adriana Albano São Paulo Coreografia
Wallax Adalberto Lima dos Anjos Jardim Francine Teatro
Willian S. Marotinho Parque Juquiá Teatro

CLIQUE AQUI e veja o álbum completo da PAIXÃO DE CRISTO 2017 no facebook

Texto: Aux. Marlon Correa

Imagens: UMADJO