Profissão, minha escolha

trabalho-emprego

Quando somos jovens fazemos as escolhas mais importantes da nossa vida. Uma delas é nosso futuro profissional.

Existe diversas profissões na atualidade. No entanto algumas despertam nosso interesse e nos move em direção a descoberta se de fato é isso que iremos escolher.

Nesta busca é sempre importante destacarmos que o interesse por uma profissão é sempre motivado por algo influenciador. Entre eles está; A influência dos pais, amigos, professores. Também o retorno financeiro, status social e necessidade do mercado atual.

É importante lembrar que a escolha da profissão exige dedicação e persistência por parte dos iniciantes, pois, nem tudo acontecerá como desejamos e na hora que esperamos. Seja qual for a profissão, sempre vai existir algo que não traz satisfação, resultando num sentimento de frustração. É nesta hora porém que é necessário manter o foco, ser objetivo e aprender a gostar do que estamos fazendo.

Precisamos ser firmes em nossas decisões para evitarmos assim a desistência prematura dos nossos sonhos e projetos.

Para que a escolha da profissão seja assertiva, alguns cuidados devem ser tomados:

a) Lembre se do autoconhecimento. Entenda quais são suas habilidades, o que você gosta de fazer e se sente bem fazendo. E tenha muito claro quais são seus valores.

b) Não faça escolha baseado no princípio “todo mundo está fazendo”, seja você mesmo, acredite no seu potencial. O que faz sentido para os outros, pode não fazer sentido para você.

c) Busque conhecimento da profissão escolhida. Ex. Tem emprego nesta área? Vou sustentar minha família com esta profissão? Estou disposto a abrir mão de algumas coisas por esta profissão?

Portanto é evidente que não é uma escolha fácil. Diante disso fica claro que nem sempre acertamos da primeira vez. Não fique triste, seja ousado e não tenha medo de Recomeçar, mudar de profissão, mesmo depois de alguns anos não é retrocesso, é acerto de rota.

E nunca se esqueça que você tem um ajudador, o Espirito Santo, é só chamar que Ele vem em sua direção e auxilia na tomada de decisão.

Boa escolha!!

Pb Elço Silva

 

 

 

 

 

Texto de Pb. Elço P. da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *