Sejamos corajosos!

João 1.43-51:
NO DIA SEGUINTE, JESUS RESOLVEU IR PARA A REGIÃO DA GALILEIA. ANTES DE IR, FOI PROCURAR FILIPE E DISSE: — VENHA COMIGO! FILIPE ERA DE BETSAIDA, DE ONDE ERAM TAMBÉM ANDRÉ E PEDRO. FILIPE FOI PROCURAR NATANAEL E DISSE: — ACHAMOS AQUELE A RESPEITO DE QUEM MOISÉS ESCREVEU NO LIVRO DA LEI E SOBRE QUEM OS PROFETAS TAMBÉM ESCREVERAM. É JESUS, FILHO DE JOSÉ, DA CIDADE DE NAZARÉ. NATANAEL PERGUNTOU: — E SERÁ QUE PODE SAIR ALGUMA COISA BOA DE NAZARÉ? — VENHA VER! — RESPONDEU FILIPE. QUANDO JESUS VIU NATANAEL CHEGANDO, DISSE A RESPEITO DELE: — AÍ ESTÁ UM VERDADEIRO ISRAELITA, UM HOMEM REALMENTE SINCERO. ENTÃO NATANAEL PERGUNTOU A JESUS: — DE ONDE O SENHOR ME CONHECE? JESUS RESPONDEU: — ANTES QUE FILIPE CHAMASSE VOCÊ, EU JÁ TINHA VISTO VOCÊ SENTADO DEBAIXO DAQUELA FIGUEIRA. ENTÃO NATANAEL EXCLAMOU: — MESTRE, O SENHOR É O FILHO DE DEUS! O SENHOR É O REI DE ISRAEL! JESUS RESPONDEU: — VOCÊ CRÊ EM MIM SÓ PORQUE EU DISSE QUE TINHA VISTO VOCÊ DEBAIXO DA FIGUEIRA? POIS VOCÊ VERÁ COISAS MAIORES DO QUE ESTA. EU AFIRMO A VOCÊS QUE ISTO É VERDADE: VOCÊS VERÃO O CÉU ABERTO E OS ANJOS DE DEUS SUBINDO E DESCENDO SOBRE O FILHO DO HOMEM.

Meus queridos, estava estudando esta passagem recentemente, percebi algumas coisas que fazem muita diferença pra nós como missionários. Felipe foi chamado por Jesus para segui-lo, este chamado não o tornou apenas um seguidor, mas também um apóstolo. De prontidão Filipe vai levar esta notícia a Natanael, que, como disse Jesus em seguida, era um israelita que esperava pelo cumprimento das promessas e ele tinha conhecimento delas.

Natanael não creu imediatamente no que Filipe falou mas a atitude de Filipe fez toda a diferença: o desafiou a experimentar, a provar, a fim se cresse no Filho de Deus. Quantas vezes nos sentimos intimidados à falar do amor de Deus, desafiar as pessoas a conhecê-lo pessoalmente? Talvez por que nós mesmos não temos buscado essas experiências então tememos que a nossa palavra seja evasiva, porém Deus as deixa disponíveis para nós se quisermos tê-las. Não devemos temer.

– Deus nos chamou para sermos ousados e corajosos como foi Filipe

Seguindo a partir do versículo 47, percebemos que Jesus confirma a pregação de Filipe, dando credibilidade a ele, o que fez Natanael crer. Deus nos chamou para sermos ousados e corajosos como foi Filipe, não duvidou do poder do Mestre e ganhou a Natanael. Deus jamais deixará você ser envergonhado, mas lhe dará subsídio e suporte pra fazer aquilo que colocou sob sua responsabilidade, que é ganhar almas. Que sejamos mais corajosos! Deus abençoe a cada um!

Texto: SCARLET APARECIDA CARLIM CARDOSO / 61-Parque Juquiá